Publicado em 28/05/2020 13h48 - Atualizado 10/06/2020 14h58

O Flamengo de 2019 Retrospectiva e Magia

Por Ao-Vivo

O Flamengo de 2019 conseguiu viver um dos momentos de magia do futebol. Eles conseguiram conquistar o Campeonato Estadual, Nacional e Continental.

No entanto, mesmo tendo um ano mágico, o Flamengo teve um ano muito triste por causa do acidente ocorrido no Ninho do Urubu, que matou alguns jovens com futuros promissores no futebol.

Mesmo começando o ano com uma tragédia, o Flamengo conseguiu dar a volta por cima e ter um dos melhores anos de sua história no futebol. Veja a seguir a retrospectiva do Flamengo de 2019 e veja todos os títulos conquistados pelo Flamengo em um dos seus anos mais mágicos desde 1981 (quando se tornou campeão em cima do Liverpool).


Primeiro Título de 2019

Logo em Janeiro, na pré-temporada, o Flamengo conseguiu conquistar o Torneio da Flórida, uma competição amistosa que ocorre nos Estados Unidos. Então, logo de cara, o Fla mostrou que veio para tentar conquistar todos os títulos.

Os artilheiros desse campeonato não continuaram no clube por muito tempo. Uribe iniciou a temporada como titular, mas foi negociado em maio com o Peixe. Já Jean Lucas, que estava emprestado ao Peixe desde fevereiro, foi vendido ao Lyon, um clube da França.


Imagem Interna


Incêndio no Ninho do Urubu

Em meio a uma conquista, logo em sequência veio uma tragédia. No dia 8 de fevereiro de 2019, o Flamengo foi atingido pela maior tragédia e tristeza em seus 124 anos de história. O Ninho do Urubu, que é o Centro de Treinamento do Flamengo, teve uma parte do alojamento tomado por chamas decorrente de um curto circuito em um ar condicionado.

No alojamento estavam dormindo em torno de 26 adolescentes. Alguns conseguiram escapar ilesos, 3 conseguiram sair feridos (com 1 em estado grave) e 10 infelizmente morreram no incêndio. Os meninos que morreram tinham a idade entre 14 e 16 anos e seus nomes eram: Arthur, Athila, Bernardo, Christian, Gedson, Jorge, Pablo, Rykelmo, Samuel e Vitor.


Contratações de sucesso

O Flamengo conseguiu ter ainda mais sucesso após contratar Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. Esse trio chegou no Flamengo ainda no início da temporada, custando R$ 111.198.000,00.

Gabigol foi o responsável por 43 gols na temporada de 2019, sendo o artilheiro do Brasil; ele conseguiu 25 gols no Brasileirão e 9 na Libertadores. Bruno Henrique marcou 35 gols, conquistando 8 gols do Carioca e sendo escolhido como o craque da libertadores. Já Arrascaeta foi o que mais teve passes de sucesso; ele conseguiu 19 passes lindos e  balançou a rede 18 vezes.

Esse trio de sucesso foi responsável de forma direta por mais de 70% dos 153 gols do Flamengo em 2019, conseguindo a marca de 109 gols.


Liderança no Rio

O Fla conseguiu finalmente conquistar o seu primeiro título oficial na temporada de 2019. Eles foram eliminados na semifinal da Taça Guanabara pelo Fluminense, mas conseguiram vencer a Taça Rio, levando assim o título e tendo o time reserva na final com o Vasco, seu arquirrival.

No Campeonato Estadual contra o Vasco, o Flamengo conseguiu jogar tranquilamente e vencer por 2 a 0. Com isso, o Fla aumentou a sua liderança no estado do Rio, conquistando o seu 35º título e se colocando a frente do Fluminense, que tem 31 títulos estaduais.


Último jogo de Juan

Ano de conquista e também de despedida. Juan jogou pela última vez no Flamengo, encerrando assim a sua carreira no time em que foi revelado. Juan é o maior zagueiro artilheiro do clube, junto com Júnior Baiano e por isso é um dos ídolos do time.

Ele havia se recuperado de uma cirurgia realizada no tornozelo direito, pois havia sofrido uma grave lesão. Em 2019, Juan entrou em campo duas vezes, onde na segunda decidiu se aposentar do esporte.

Por conta da recente lesão, Juan entrou apenas nos últimos minutos de ambas as partidas, uma contra o Madureira (vencendo com 2 gols) e a segunda contra o Cruzeiro no Brasileiro (vencendo com 3 a 1).

Juan se aposentou somente nos campos, pois hoje em dia ele é um funcionário do Flamengo.


Flamengo e a sua relação com o Maracanã

Em 2019 o Fla conseguiu passar a administrar o Estádio do Maracanã e pode entrar no processo de licitação para conseguir administrar de forma definitiva.

Depois de encerrar o contrato de concessão do estádio com a Odebrecht, o Governo do Estado do Rio de Janeiro aceitou passar a administração provisória do estádio ao Flamengo. A proposta que venceu a solicitação de administração foi a Fla-Flu, gerindo o estádio até abril deste ano.

O Maracanã, diante da nova administração do clube, conseguiu reduzir os custos operacionais e lucrar em torno de 50% sobre a renda dos jogos realizados. A receita líquida girou em torno de mais de 40 milhões de reais apenas com bilheteria, sem contabilizar nenhuma outra fonte de receita do estádio.


Imagem Interna


Trocas técnicas

Abel Braga era o técnico do Flamengo no início de 2019 e mesmo apesar de conseguir conquistar os dois primeiros títulos do ano, ele estava sendo altamente cobrado por resultados, pois não estava sabendo explorar as caras contratações feitas pelo time e não conseguia encaixar Arrascaeta como titular.

Com isso, ele ficou sabendo do descontentamento da diretoria com os seus resultados e também soube que eles estavam de olho no Jorge Jesus. Sendo assim, decidiu sair do Flamengo. Em seguida o Fla recebeu Marcelo Salles como técnico para somente depois Jorge Jesus ser contratado.


Contratações internacionais

Após Jorge Jesus ser contratado como técnico do Flamengo, Marcos Braz (vice-presidente) e Bruno Spindel (diretor executivo) decidiram realizar contratações na Europa. Com isso, decidiram encaminhar quatro contratações, sendo elas a de Rafinha, Pablo Marí, Gerson e Filipe Luís.

As quatro contratações europeias se tornaram titulares do time e conseguiram brilhar nas partidas.


Aparentemente as coisas começaram a desandar

No início de Jorge Jesus no Flamengo as coisas não iam muito bem. Após o Flamengo ser eliminado pelo Athletico-PR, na Copa do Brasil, torcedores foram ao aeroporto como forma de protesto ao ocorrido. Houve muita confusão e Diego, que foi o pivô na confusão por ter perdido o pênalti da classificação, foi contido por Jesus.

Depois dessa confusão, o Flamengo foi derrotado por 2 a 0 pelo Emelec, no Equador. Isso fez com que os flamenguistas começassem a perder a esperança de conquistar o Bi da Copa Libertadores.

Com todos esses conflitos, o Jorge foi duramente criticado e após essa derrota para o Emelec, o hotel em que os jogadores estavam foi invadido por torcedores para cobrar o mal desempenho na partida.

Mas na partida do Maracanã o rubro negro conseguiu dar uma boa resposta, vencendo e se classificando para a Copa Libertadores.


Reinier - uma nova joia para o rubro negro

Reinier foi uma peça fundamental na conquista da classificação do Flamengo sobre o Emelec. Essa foi a sua primeira partida e ele já chegou jogando como profissional, marcando um gol para o Fla. Jorge Jesus comparou o Jovem Reinier de 17 anos ao Kaká.


Recorde no número de inscritos como sócio-torcedor

Em 2013 o time rubro negro criou um seu programa de sócio-torcedor. Desde então, a adesão ao sócio-torcedor não para de crescer por parte dos flamenguistas.

Em 2017 eles conseguiram 122 mil adesões e esse era o melhor número até dezembro do ano. Mas em 2019, o Flamengo conseguiu atingir a marca de 150 mil adesões. Isso fez com que o clube congelasse adesões.


O AeroFla voltou com força

O AeroFla é uma mobilização da torcida do Flamengo. Essa mobilização voltou com toda força em 2019, pois o Flamengo veio caindo cada vez mais no gosto popular e foi conquistando muitos torcedores, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil.

Para a final da Libertadores foi organizado um AeroFla, uma festa em que mais de 10 mil torcedores se reuniram para empurrar o time até a final.


2 títulos em 24 horas

Dois dos principais títulos conquistados pelo Flamengo em 2019 ocorreram dentro de um período de 24h. O Fla venceu o River Plate por 2 a 1, sendo que os dois gols ocorreram nos minutos finais. Com isso, eles conquistaram o título Continental da América do Sul, após 38 anos.

Enquanto retornavam dessa vitória, a nação rubro negra soube que o Palmeiras havia perdido em casa para o Grêmio e isso resultou no título Brasileiro para o Flamengo.


Imagem Interna


União de títulos

O Flamengo em 2019 se tornou o primeiro clube a unir os títulos brasileiros em todas as categorias de futebol profissional: sub-20 e sub-17.


Nível mundial

O Flamengo voltou a disputar, depois de 38 anos, o Mundial de Clubes. Com isso, eles mostraram que estão no patamar mundial do futebol e mostraram a força rubro negra para o mundo.


Uma temporada Fantástica...

A temporada do Flamengo de 2019 envolveu diversas surpresas e emoções, além de ter mostrado para o mundo uma história de superação em meio a uma das maiores tragédias do futebol.

Galeria de fotos